3 de abr de 2013

Meu caleidoscópio.

Há alguns anos atrás, eu cismei que queria construir um caleidoscópio. Nem queira saber o motivo, é uma longa história... mas eu decidi que queria, e pronto.

Pesquisei na internet e vi que até que não era tão difícil. Cataloguei o material que iria precisar, imprimi um passo a passo da construção e comecei a atividade: em um dia, pedi à minha mãe para ir comigo comprar um cano de PVC do tamanho certo em uma loja no outro canto da cidade; em outro dia, na volta da escola, parei em uma vidraçaria da vizinhança e encomendei os espelhos e as peças de vidro que iria precisar; em casa, futuquei a caixa de materiais de confecção de bijuterias e separei as pedrinhas mais bonitas, mais coloridas, com os tamanhos e formas que mais combinassem para o meu caleidoscópio.

Enquanto isso, ia ouvindo comentários: Caleidoscópio? Que é isso? Mas pra que serve? E pra que é que você quer isso? Caramba, um trabalhão desses só pra ficar olhando umas pedrinhas coloridas? E por aí vai. Mas não me importei... Ou talvez até tenha me importado, mas não o suficiente para me fazer desistir. Eu ia montar meu caleidoscópio de qualquer jeito.

Então o tempo passou e consegui juntar tudo o que precisava; com o material reunido e um pouquinho de ajuda, mãos à obra! Visor preparado, espelhos encaixados, pedrinhas no lugar, extremidades fechadas... e voilá: estava pronto meu caleidoscópio, lindo e perfeito como eu imaginei.

* * *

Lembro bem de como me senti feliz com meu caleidoscópio pronto nas mãos. Foi uma sensação boa, de realização: eu tinha conseguido. Por mais trabalho que tenha dado para ler e pesquisar. Por mais que eu tenha pulado de loja em loja, gastado dinheiro. Por mais que achassem bobagem. No final, tudo valeu a pena.

E sabe o que foi mais interessante? É que depois do caleidoscópio pronto, praticamente todas as pessoas que achavam uma besteira eu me dar ao trabalho de construí-lo ficaram encantadas com ele. Era um tal de Pega lá o caleidoscópio pra eu ver! ou Já mostrou o caleidoscópio pro Fulano? ou ainda Nossa, que legal. É lindo!

Sabe, pode parecer uma grande bobagem para quem está de fora, mas sinto que construir meu caleidoscópio me ensinou uma grande lição. Hoje em dia ele ainda está aqui, velhinho, meio embaçado pelo tempo, já remendado algumas vezes. Mas sempre que olho para ele, me lembro: se fui capaz de construí-lo, sou capaz de construir outras coisas tão bonitas quanto. Basta querer de verdade.

Talvez seja isso que esteja faltando na minha vida, sabe? Construir mais caleidoscópios...

* * *


4 comentários:

  1. Adorei o post! :D

    E eu sou desses que não sabe o que é um caleidoscópio mas seja lá o que for, parece bem bonito na foto :D

    É bom mesmo sentir que fez alguma coisa, né? Aquela sensação de "CONSEGUI". "Missão cumprida".

    Queria sentir isso mais vezes. E principalmente no fim de tudo ter certeza de que minha vida fez ALGUMA diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha... um caleidoscópio é, basicamente, um brinquedinho. Parece uma luneta ou coisa assim. Você olha pelo visor e vai rodando o caleidóscópio, e, conforme o movimento, as pedrinhas na ponta dele mudam de posição e vão formando imagens diferentes, tipo essa da foto. O legal é que é praticamente impossível de se formarem desenhos / padrões iguais. A cada girada, é uma imagem novinha e única :)

      Aqui, ele é tipo assim: http://goo.gl/R3xoD Só que, claro, o meu é bem tosco por fora, já que fiz com um cano de PVC comum e não decorei... ;)

      Enfim. Por isso eu adorei construir meu caleidocópio, juntou a sensação de fazer uma coisa bonita com o sentimento do "EU CONSEGUI" :)

      Bjs!

      Excluir
    2. Caleidoscópio é o nome daquele grupo que tinha uma menina de cabelo roxo, que tinha participado do Popstar mas não entrou no grupo, e tinha uma música na trilha da Malhação, nos tempos áureos da Malhação.

      A letra era poesia pura:
      "Tem que valer, valer, viver
      Tem que viver, viver, valer
      Tem que viver, fazer valer
      Tem que viver pra valer"
      http://letras.mus.br/caleidoscopio/72398/

      O que no final das contas tem tudo a ver com o post.

      Bjs
      Elisa

      Excluir
    3. Não sabia que o grupo que cantava essa música chamava Caleidoscópio! ;)

      Excluir

• Os comentários serão respondidos aqui mesmo, no blog.
• Comentários que eu considerar ofensivos não serão aceitos.
• Comentários de propaganda não serão aceitos.
• Caso queira falar comigo sobre algum assunto específico, deixe seu e-mail em um comentário (que não será publicado), que eu entro em contato.

Obrigada pela visita, e volte sempre!

Fernanda.